Sobre

A E.E. Prof. Israel Schoba de Ensino Médio está localizada na Rua Guido Cinci, 310, Jardim São Mateus, Vinhedo - SP.
Fones: (19) 3876 - 1384
Fax:     (19) 3876 - 3516
E-mail: israelschoba@ig.com.br
Diretor: Prof. Agnaldo José da Silva

Nossa Proposta Pedagógica
A escola, em uma realidade de contraste, onde convivem desigualdades econômicas, sociais e culturais visa formar o cidadão, não apenas da escola, mas como local privilegiado de trabalho com o conhecimento, permitindo construir saberes indispensáveis para a inserção social.


À Escola Prof. Israel Schoba cabe garantir a seus alunos aprendizagens de certas habilidades e conteúdos que são necessários para a vida em sociedade, oferecendo instrumentos de compreensão da realidade local e também, favorecendo a participação dos educandos nas relações sociais diversificadas e cada vez mais amplas.


Em nossa Proposta Pedagógica , o aluno não pode ser visto somente como “cidadão em formação”. Ele faz parte do corpo social e deve ser estimulado a exercitar sua condição de cidadania, desenvolvendo expectativas e projetos em relação ao conjunto da sociedade. É preciso compreender e assumir o tempo presente, com seus problemas e necessidades, gerando alternativas humanistas para os desafios reais e posicionamento ético, transparente, na realidade em que estamos inseridos.


Para cumprir sua função social, nossa proposta pedagógica considera as práticas da nossa sociedade, sejam elas de natureza econômica, política, social, cultural, jurídica, ética ou moral. Tem que considerar também as relações diretas ou indiretas destas práticas com os problemas específicos da comunidade local a que presta serviços (microcosmo) e comunidade nacional e global (macrocosmo), pois em última instância (ou primeira) somos cidadãos do mundo.


A boa qualidade de ensino da escola depende muito de uma boa gestão. É preciso universalizar o acesso e garantir a permanência dos alunos, estando de maneira especial atentos aos índices de retenção e evasão escolar, oferecendo ensino de boa qualidade, e para isso, a escola precisa ser funcional, democrática, e através de uma gestão com condutas partilhadas (não só com os diversos segmentos da escola, mas também com a comunidade em torno). Deverá estar sempre buscando soluções próprias, adequadas às necessidades e aspirações dos vários sujeitos que atuam no contexto que nossa escola está inserida, conquistando aos poucos autonomia para definir projetos adequados a nossa realidade.


De forma participativa o diretor da EE Prof. Israel Schoba, passa a ser o articulador de todos os segmentos, o condutor do projeto da escola, aquele que estará priorizando as questões pedagógicas e mantendo a harmonia na construção do trabalho educativo.


A aprendizagem mútua fortalece a autonomia da Escola; aos poucos, saímos da situação tutelada em que apenas esperamos ou contestamos as diretrizes do sistema de ensino, e passamos a assumir as responsabilidades pela nossa própria atuação. A EE Prof. Israel Schoba busca autonomia, reivindica seus direitos diante do poder público, mas também, faz opções, define rumos e realiza com seriedade seu trabalho, integrando-se na luta a favor do sucesso educacional e pedagógico de todos que nela atuam.


A Proposta Pedagógica da EE Prof. Israel Schoba, alicerça-se em atuar em conjunto. É o caminho para enfrentar nossos problemas e encaminhar as soluções. Ao construir uma prática coletiva, não se nega o conflito. Todo dia há um desafio para enfrentar e muito ainda para observar, aprender e estudar. Nossa Proposta Pedagógica é democrática (partilhada), possibilita desmontar relações de mando e submissão, fazendo surgir o sujeito coletivo, que decide, age e pode atuar na transformação social.


Outro fator importante é que, apesar das diferenças de abordagem, há um consenso em relação da necessidade de formarmos cidadãos que participem na sociedade, com justiça, objetivando melhores condições para todos. Isso requer conhecimentos e habilidades cognitivas, que possibilitem às pessoas situar-se no mundo de hoje, ler e interpretar a grande quantidade de informações existentes, as representações da sociedade, conhecerem e compreender tecnologias disponíveis, bem como estimular seu processo de aprendizagem autônoma.


Em síntese, nossa Proposta Pedagógica está direcionada para ensinar conteúdos, habilidades e competências necessárias para a vida em sociedade, dando condições plenas para que o aluno possa dar continuidade em seus estudos em nível superior, quando assim desejar. Através do seu trabalho específico, a EE Prof. Israel Schoba deve oferecer meios para seus alunos a compreender a realidade de que faz parte, situar-se nela, interpretá-la e contribuir para sua transformação. A Escola, então, é fundamental para a formação da cidadania. Por isso ninguém pode ser excluído de seus benefícios. Todos têm direito a uma sólida formação escolar. Todos têm direito de sonhar e perseguir seus sonhos, realizando projetos individuais e coletivos.


Para efetivação da proposta pedagógica da EE Prof. Israel Schoba, o currículo deverá estar sempre de acordo com a proposta curricular da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, portanto, é mais do que uma simples lista de conteúdos. Planejá-lo implica tanto a escolha dos conteúdos de ensino quanto a organização de experiências e situações que garantam a sua aprendizagem, o que significa dizer que inclui conteúdos e metodologias de ensino apropriados e escolhidos também por nossos professores e equipe de gestão.


É preciso que educadores e educandos se apropriem de instrumentos de comunicação e de conteúdos culturais básicos, para que possam entender a sociedade onde vivem e possam transformá-la; neste sentido, a instância mais legitima para nortear o trabalho curricular de nossa escola é a própria sociedade com suas práticas, seus problemas e sua realidade.


A Proposta Pedagógica de nossa Unidade Escolar está vinculada a cinco aprendizados:


1. Aprender a Ver;


2. Aprender a Pensar;


3. Aprender a Falar;


4. Aprender a Escrever;


5. Aprender a Agir.


O desenvolvimento destes aprendizados deve ser realizado de acordo com a função social da EE Prof. Israel Schoba.

3 comentários:

Anônimo disse...

OIê!TUDO BEM AQUI É A CLAUDIA E O ADRIANO ALUNO DO 3°D NOTURNO!SOMOS MUITO GRATOS A DEUS EM PRIMEIRO, LUGAR PELA VIDA DE VOCêS! VOCÊS PROFESSORES,E TODOS QUE TRABALHAM NA ESCOLA MORAM EM NOSSOS CORAÇÕES! QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
A ESCOLA ISRAEL SCHOBA NÃO É MAIS COMO ANTES,MUDOU COMPLETAMENTE ... E PRA MELHOR É CLARO!

Anônimo disse...

Não existe alunos ou professores ruins, portanto nao existe escola ruim ! Ruim é a forma que você vê certas coisas, a forma em que pensa e a forma que age.
Se seu intuito é ir para a escola (independente de qual) estudar, então você estudará e aprenderá tudo o que tiver que aprender.
Não perca tempo indo pra escola fazer amigos, enchendo o saco dos outros, você só esta perdendo tempo.
Esses comentários foram de baixo nível, quem escreveu certamente nao tem um pingo de senso, nao enxerga um palma a frente do próprio nariz.
Parabéns a todos professores e a direção, em especial parabéns ao Diretor Agnaldo, que com sua força de vontade mudou a escola Schoba para melhor.

Anônimo disse...

Que merda